sábado, 28 de março de 2009

HISTÓRICO


A Quadrilha Junina ‘Cangaceiros da Boa” surgiu no Colégio Emiliano Nunes de Moura em 1992. Foi formada pelos professores, Marisa Ramos, Gilvan Costa, Luciano Aciole, Marinoé Gonzaga, Gleide Ramos e pelo jovem Robson Marques. Neste ano, o grupo que nasceu para ser uma quadrilha de escola, com suas coreografias apresentou o tema “A Morte de Lampião”.
Tornando-se independente, em 1993 a Quadrilha Junina tematiza “ A Vingança de Corisco”. Com este tema ganha seu primeiro troféu no Concurso da Liga Sergipana de Quadrilhas Juninas e mesmo estando no grupo de observação conquista seu 1º título estadual. Em 1994, mais um ano de “Cangaceiros da Boa”, e mais uma inovação; desta vez a quadrilha veste “Luto pela morte de Lampião” protestando as falcatruas realizadas pelos políticos brasileiros.
No ano de 1995 a quadrilha abandona a temática do cangaço e passou a abordar temas da atualidades como o “Êxodo Rural”, mas segurou a originalidade no traje e coreografia fazendo vibrar e emocionando a todos. Com o tema “Reforma Agrária” a Cangaceiros da Boa em 1996 sai vencedora do concurso estadual promovido pela TV Sergipe e Liga Sergipana de Quadrilhas Juninas, conquistando seu 2º título estadual. Por esse feito representa o estado em Recife-PE no Concurso Regional de Quadrilhas Juninas promovido pela Rede Globo Nordeste.
Dando continuidade a seu trabalho, em 1997, enfatiza em seu casamento a “Mecanização da Agricultura” levando-a a ganhar mais uma vez o Concurso Estadual promovido pela TV Sergipe, tornando-se Tri-campeã Estadual; e expande seu traabalho representando Sergipe em Natal-RN, insistindo mais uma vez em sua ideologia. Nos anos de 1998, 1999 e 2000 entra em crise a Liga de Quadrilhas e a “Cangaceiros da Boa” apresenta-se em concursos de pequenos portes fazendo aberturas.
Acompanhando a evolução milenar e trazendo como tema “Maria Bonita no Século XXI”, em 2001 sem perder sua originalidade a quadrilha faz uma inovação em seu traje, passando a usar tecidos luxuosos marcando uma nova era dos trajes juninos no estado de Sergipe. A Cangaceiros da Boa no ano de 2002, teatralizando o “Casamento de Lampião e Maria Bonita pela paz” saiu vitoriosa mais uma vez do concurso estadual e torna-se a única Quadrilha Junina Tetra-campeão estadual, representando Sergipe em Mossoró-RN, registrando seu nome entre as três melhores quadrilhas juninas do Nordeste.
Com seu nome já inserido no meio artístico-cultural a quadrilha mais uma vê faz uma inovação no cenário artístico participando do 3º Festival de Artes de Japaratuba em 2004. Incansável na busca por um título a nível nacional, no ano de 2005, o grupo traz como tema “Um outro Nordeste é possível” com o objetivo de informar e sensibilizar seus expectadores sobre os problemas no campo educacional, na saúde, desemprego, moradia, mortalidade infantil e sustentabilidade econômica enfrentados pela sociedade nordestina. Resultado de um trabalho de dedicação a cultura junina a “Cangaceiros da Boa” foi convidada para fazer abertura da prévia junina de quadrilhas do Estado da Paraíba. Cada vez mais próxima de conquistar seu sonho a quadrilha viajou para Belo Horizonte -MG e participou do I Concurso Nacional de Quadrilhas Juninas promovido pela CONEBRAQ (Confederação Brasileira de Quadrilhas Juninas), BELOTUR (Secretaria de Estado do Turismo de Belo Horizonte) e Ministério do Turismo; e como todo sonho pensado em conjunto torna-se realidade, a Quadrilha venceu o concurso e se consagrou a melhor Quadrilha Junina do país,ou seja, Campeã Nacional de 2005.
No ano seguinte, o grupo veio com o propósito de propagar as riquezas e belezas da região nordestina apresentando-se com o tema “Nordeste: um acervo de fé, cultura e história”. Integrante do Grupo Especial de Quadrilhas Juninas de Sergipe participa do Concurso da Rua São João, evento tradicional dos festejos juninos do estado, e alcança seu objetivo consagrando-se Campeã do Coração Sergipano (Rua São João). Este título, a fez retornar a Belo Horizonte em busca do bicampeonato. Contudo, retorna ao seu estado como vice-campeã Brasileira.
Em 2007, a Quadrilha completou 15 anos festejando São João trazendo em seu casamento um a retrospectiva de sua história; comovendo a todos que acompanharam sua trajetória.
Dando “Viva a São João” no ano de 2008, a quadrilha desenvolveu seus trabalhos com o tema: DOS SANTOS FESTIROS A SÃO JOÃO CANGACEIROS DA BOA É TRADIÇÃO, num propósito de enfatizar a louvação que se inicia com o plantio do milho e se encerra com a festa da colheita; assim como de valorização das tradições juninas.



8 comentários:

  1. a melhor Quadrilha Junina do estado de Sergipe...

    Essa é show... e ainda mais , com a minha priminha sendo a noiva(Dayze)..

    assi.: Thaís Nyccolle... Japaratuba-SE

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não curtir muito quadrilhas...tenhum que adimitir que essa quadrilha realmente é a melhor do estado d sergipe..

    E ainda Mais tem a melhor noiva do País , minha irmã(Dayze) que é linda d mais..

    ResponderExcluir
  3. sinceramente eu não curto quadrilha mas tenho que admitir que A CANGACEIROS é realmente da BOA, e ainda mais com o melhor quadrilheiro do estado de Sergipe, meu brother Carlos Antônio!!! PARABÈNS!!!!!!!!!!!
    Périclys ROcha

    ResponderExcluir
  4. olá bom dia sou da Quadrilha junina cangaceiro jac eu gostaria de bota o seu blog no meu site poderia ser olha o blog da jente esse http://wwwquadrilhajuninacangaceirojac.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. SOU DA QUADRILHA JUNINA SECULO XX VISITEI O BLOG DE VOCES PARA PARABENIZA-LOS PELO TITULO TV ATALAIA 2009 P A R A B E N S
    MEU NOME É PEDRINHO CHEFE DE SEGURANÇA DA SECULO XX
    MEU ENDEREÇO DO ORKUT É : pedro_twister@hotmail.com MANDA O CONVITE AI Q ACEITO PARA CELAR-MOS LAÇOS DE AMIZADES VALEUUUUU

    ResponderExcluir
  6. Eu também respiro esse ar chamado cultura. E pensando assim, parabenizo a todos que fazem a Cangaceiros da Boa, pois vocês merecem este título e muito mais.Eu sei o quanto é dificil manter viva uma tradição,e ainda mais conservar esta bela expresão cultural do povo nordestino.
    Parabens mais uma vez.
    Quero comemorar o titulo do nordestão com vocês.
    Sucesso!!!!!!!!!!!

    Pedro Silva
    Granduando em Turismo pela UFS
    pss_renngo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. eu sou muito suspeita qdo falo da cangaceiros...
    é minha outra familia!!!!!!!!!!!
    amo muito essa quadrilha e esse ano fomos dignos de ganharmos o concurso da tv atalaia...resultado de muito trabalho...e dedicação!!!!!!!!!

    patricia ferreira_dançarina da boa.

    ResponderExcluir
  8. se vc ñ sabe o q é o são joão!
    dançe na cangaceiros da boa com vc vai descubri o a maravilha q o são joão nos traz!!!!!venhe e partcipe da quadrilha q tenhe o rogulho de ser sergipana e japaratubense!!!!!!

    ResponderExcluir