domingo, 30 de junho de 2013

Num encontro entre Delírio e Realidade a poesia de um esquizofrênico é expressa em forma de arte. Um misto de cores, músicas e encenação.

Este ano de 2013 a Cangaceiros da Boa está homenageando Arthur Bispo do Rosario, ele que é um nordestino, sergipano de Japaratuba.
Na cela de um hospício carioca, Arthur Bispo do Rosário construiu um universo à parte. Durante cinquenta anos, criou bordados, assemblages e objetos compondo um mundo lúdico num manicômio Regido pelo controle. Driblou o sistema psiquiátrico e desfiou o próprio uniforme do hospital para reutilizar a linha em bordados de uma rara delicadeza naquele cotidiano. Na falta de um mundo melhor decidiu inventar um universo particular, perfeito, ainda que em miniatura. Para ele, tratava-se de uma obra ditada por anjos, para ser apresentada a Deus no Juízo Final.
A partir desse pressuposto a Quadrilha Junina Cangaceiros da Boa inspirou-se e incluirá a obra desse artista singular no contexto do São João de uma forma inovadora, porém ser perde sua tradição. O xote, o xaxado e o baião serão enaltecidos e ganhará um brilho ainda maior.